28 de out. de 2013

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011 (lançamento no Brasil)
Editora: Rocco
Minha Classificação: ★★★★★

Sinopse:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Atenção: Este é o segundo livro de uma trilogia, então há spoilers do primeiro livro!

Depois de toda aquela indecisão da Capital no final do primeiro livro (Só um ganha! Não, dois podem ganhar! Mudei de idéia, só um que ganha mesmo... Editores malditos), Katniss Everdeen, "The Girl on fire", e Peeta Mellark ganham a 74º edição dos Jogos Vorazes. O último ato de Katniss na arena, que garantiu que Peeta e ela sobrevivessem, não agradou muito o presidente Snow. O líder de Panem passa a enxergar Katniss como um possível estopim para uma nova revolta dos distritos, pois, ao realizar aquele ato, Katniss desafiou a Capital. Então o presidente Snow vai atrás de Katniss e coloca as cartas na mesa, ele basicamente diz que, se a Katniss não cooperar para manter a ordem nos distritos, fazendo propaganda de como a Capital é boa e caridosa, coisas ruins poderiam acontecer com as pessoas que são importantes para ela.

"– Estou com um problema senhorita Everdeen – diz o presidente Snow – Um problema que começou no momento em que você pegou aquelas amoras envenenadas na arena."



Então, durante a Turnê da Vitória, que consiste na visita do vencedor (no caso, vencedores) dos Jogos Vorazes a cada um dos distritos de Panem, Katniss e Peeta continuam interpretando o papel que criaram para conquistar patrocinadores na Capital durante a última edição dos Jogos. Durante a Turnê, o "casal desafortunado" descobre que as coisas nos distritos realmente estão um pouco tensas: Demonstrações de resistência à Capital e pequenas rebeliões são vistas em alguns lugares. O presidente Snow, vendo que a invenção da Katniss, de que ela só fez o que fez porque estava loucamente apaixonada por Peeta, não estava funcionando e que algumas pessoas já estavam usando-a como símbolo de uma possível revolução, decide que ela - deve - morrer.



O presidente, aparentemente, estava com sorte. Naquele ano, uma edição especial dos jogos ocorreria: o Massacre Quartenário (The Quarter Quell). O Massacre Quartenário é uma edição especial dos Jogos que acontece a cada 25 anos. Em ano de Massacre Quartenário, o presidente pega uma caixa contendo envelopes com instruções de como será a edição especial dos Jogos, escolhe um e o lê ao vivo em rede nacional para informar a população qual será o tema especial daquele ano. Esses envelopes, teoricamente, foram escritos quando os Jogos Vorazes foram criados, e há centenas de envelopes.



A "surpresa" na 75º edição dos Jogos Vorazes é a de que o os tributos serão escolhidos dentre os vitoriosos de edições anteriores. Muito conveniente para o senhor Presidente, não? O Distrito 12, distrito em que a Katniss vive, só possui 3 vitoriosos: Haymitch Abernathy (que foi o tutor da Katniss e do Peeta na edição anterior dos jogos), Peeta Mellark e Katniss Everdeen. Logo, a Katniss está automaticamente dentro da 75º edição dos Jogos Vorazes. O Haymitch é sorteado como tributo masculino, mas o Peeta se oferece para ir em seu lugar.



A única coisa que me incomodou muito no livro foi o excesso de romance. Rola um triângulo amoroso entre a Katniss, Gale e Peeta. A Katniss passa páginas e mais páginas pensando com quem ela vai ficar e falando os porquês de querer ficar com um ou outro - isso é muito chato. O Peeta conseguiu se superar, no primeiro livro ela falava umas coisas meio melosas para convencer as pessoas de que ele realmente gostava da Katniss e manter toda aquela invenção do amor entre os dois, mas nesse ele resolve ficar brega e faz umas declarações de amor pra Katniss... Gente, como isso foi chato... Eu chegava a sentir vergonha por ele, sério.

"Em Chamas" é um livro de transição, é a consequência do primeiro e nos prepara para o terceiro. Nele, descobrimos um pouco mais sobre como funciona os Jogos Vorazes, sobre toda a política envolvida nos Jogos (as tramas politicas contidas nele são bem sérias, até os moradores da Capital começam a questionar algumas coisas) e como é a vida de um Vitorioso, além de descobrirmos alguns boatos muito interessantes (13! 13!). Esse livro termina em um cliffhanger gigantesco, então sugiro que você já tenha o terceiro livro por perto quando terminar de lê-lo. O livro é ótimo e cheio de ação, você pode imaginar o que acontece quando jogam 24 vitoriosos dentro de uma arena, né?!



Sobre a Autora

Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica foi lançada no começo de 2012.

Filme

O filme de "Em Chamas" será lançado dia 15 de novembro de 2013 no Brasil. Eu estou - muito - ansioso para assisti-lo, quero muito ver como fizeram a arena! Confira o trailer do filme abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário